segunda-feira, 16 de abril de 2012

1ºTTAR participa no passatempo "7 Mandamentos" dedicado às praias de Portugal - Praias da Comporta e Carvalhal


Objetivos
Estimular a participação, o envolvimento e o compromisso das crianças e jovens na adoção de comportamentos e ações conducentes a uma gestão mais sustentável das praias costeiras e interiores de Portugal.
Criar uma declaração de objetivos através de um código de conduta sustentável com “7 Mandamentos”, que deverão ser adaptados a cada uma das 21 praias finalistas no projeto 7 Maravilhas - Praias de Portugal.


Metodologia
O ideal será que a escola opte por elaborar o código de conduta “7 Mandamentos”, relativo a um tipo de praia que os alunos conheçam e/ou possam visitar.

A ideia é também inspirar a “adoção da minha praia maravilha”, pela escola e comunidade com o objetivo de desenvolvimento continuado de ações de preservação nestes espaços e do acompanhamento da evolução dos mesmos.

Sugere-se um debate orientado pelo professor/a que permitirá identificar para cada caso as oportunidades e ameaças, por forma a que possam ser sugeridas recomendações.

As 7 frases selecionadas deverão tomar em consideração a categoria de praia a que se destinam e ser generalizáveis a qualquer praia com essas caraterísticas semelhantes, e que estarão integradas na mesma categoria de praia.

Deverá tratar-se de um trabalho coletivo, onde o envolvimento e participação dos alunos é fundamental. A estratégia de elaboração dos “7 Mandamentos” será da responsabilidade do(a) professor(a) coordenador(a) deste projeto, em cada escola.

As 7 frases a selecionar e a incluir nos mandamentos deverão ser debatidas na turma/grupo responsável pela elaboração.


Categoria de Praia
O código de conduta a realizar deverá tomar em consideração as características específicas de cada categoria de praia que integra a classificação utilizada na eleição das 7 Maravilhas - Praias de Portugal®. (www.7maravilhas.pt)

Praias de Rios
Praias de Albufeiras e Lagoas
Praias Urbanas
Praias de Arribas
Praias de Dunas
Praias Selvagens
Praias de Uso Desportivo


Os 7 mandamentos
Depois de elaboradas, discutidas e selecionadas as 7 regras/ códigos de conduta / mandamentos consideradas mais importantes para o tipo de praia em questão, deverão ser realizados dois trabalhos : a ilustração das frases e a elaboração de um cartaz.

7 Frases Ilustradas
Deverão ser escolhidas 7 frases que constituem os 7 “Mandamentos”.

Cada frase deverá ser ilustrada através de um pictograma relacionado com o conteúdo da mesma.

Aconselha-se a ilustração de cada frase recorrendo a uma folha em formato A4 (horizontal). O produto final será de 7 páginas A4, contendo cada uma delas uma frase e o respetivo pictograma. O envio do trabalho final poderá ser em papel ou em formato digital, sendo no entanto preferível este último suporte.

No caso de ser em papel, deverá respeitar o formato A4 e ser completamente bidimensional - não são admitidos trabalhos com colagens de objetos tridimensionais.

Caso optem pelo envio em formato digital, (preferível) poderão utilizar outros formatos para a execução do trabalho, desde que o trabalho final respeite a qualidade recomendada.

Neste caso, as 7 imagens a enviar deverão possuir qualidade para eventual impressão (recomendável pelo menos 3000 pixeis na medida maior). O formato poderá ser .jpg ou outro formato usual de imagem.

Solicita-se ainda a criação e envio de um powerpoint constituído por 7 slides que incluam os “7 Mandamentos” a concurso.


O Cartaz
A escola deverá ainda realizar uma composição ilustrada dos “7 Mandamentos” em formato de cartaz.

O cartaz deverá ter:

Ter a dimensão aproximada do formato A2 ( 420 X 594 mm) ou aproximado, se enviado em papel, ou fotografia/digitalização de qualidade, se enviado em formato digital
Conter as 7 frases/mandamentos com as características referidas.
Apresentar uma composição gráfica integradora dos 7 mandamentos propostos pela escola.
Nota: o envio em formato de cartaz não substitui o envio das 7 frases ilustradas.


Categorias
7 Maravilhas - Praias de Portugal®

PRAIAS DE RIOS
Entende-se todas as praias associadas a cursos de água. Trata-se de praias interiores, de águas correntes, ou praias estuarinas, por oposição às praias costeiras (oceânicas). Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

PRAIAS DE ALBUFEIRAS E LAGOAS
Entende-se as praias interiores de águas paradas localizadas nas margens de albufeiras, formadas por açudes ou barragens, ou em lagos e lagoas, de origem natural ou artificial. Trata-se de praias de origem lacustre. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

PRAIAS URBANAS
Entende-se todas as praias, sejam elas praias costeiras (oceânicas) ou interiores (praias de rio, praias de albufeira, lagos ou lagoas) que correspondem a uma frente e envolvente urbanas. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

PRAIAS DE ARRIBAS
Entende-se todas as praias oceânicas limitadas por vertentes costeiras abruptas ou com declive elevado, talhadas em materiais rochosos por ação dos processos de erosão ou de origem vulcânica. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

PRAIAS DE DUNAS
Entendem-se todas as praias costeiras limitadas por sistemas dunares costeiros, que são formas de acumulação, geradas pelo vento, de areias marinhas. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.

PRAIAS SELVAGENS
Entende-se todas as praias, afastadas de aglomerados urbanos, sem acessos formalmente construídos e sem qualquer tipo de infra-estrutura de apoio ao uso balnear ou qualquer construção na envolvente que constitua intrusão visual na paisagem natural. Nesta categoria podem candidatar-se praias oceânicas, fluviais ou de lagoas.
As Praias selvagens não são oficialmente identificadas como zonas balneares ou "águas balneares". Trata-se de praias que podem ter um uso condicionado ou uso restrito que, em função da necessidade de protecção biofísica local, da manutenção do seu equilíbrio enquanto sistemas naturais frágeis, pelo eventual risco para pessoas e bens e pelo facto de não poderem ser vigiadas, podendo ter ou não ter aptidão ou condições para a prática balnear.
Divulgar a existência de Praias Selvagens, dando voz às preocupações ambientais e de preservação é uma das premissas deste projeto. Apesar das condicionantes ambientais, ausências de vigilância e de manutenção inerentes à natureza destas praias, serão enfatizadas as questões de limpeza e da segurança pública, através da recomendação de boas práticas e de comportamentos ambientalmente sustentáveis.

PRAIAS DE USO DESPORTIVO
Entende-se todas as praias que pelas suas condições naturais, constituem local de eleição para usos desportivos, tais como surf, windsurf, kite-surf, mergulho e outros, e são predominantemente usadas para este fim. O uso balnear nestas praias pode coexistir, mas a prática desportiva prevalece. Devem ser praias com águas oficialmente classificadas como balneares.



Envio dos trabalhos

Devem ser enviados os seguintes elementos:

7 imagens com os 7 mandamentos (frase e pictograma ilustrativo)
Apresentação dos 7 mandamentos em 7 slides
Composição dos 7 mandamentos em formato poster (A2 vertical)
Memória descritiva – ½ página A4 explicativa da forma como foi realizado o trabalho
identificação:
os autores (escola, professor/a coordenador, alunos, idade média dos alunos)
da categoria de praia a que se refere
Os originais dos trabalhos poderão ser enviados por:

email 7mandamentos@abae.pt
Envio por correio
entregues por mão própria
Endereço postal:
Edifício Vasco da Gama
Rua General Gomes Araújo
Bloco C - Piso 1
1350-355 Lisboa

Prazos
27 de fevereiro: divulgação oficial do Concurso
27 de abril: data limite de envio dos trabalhos a concurso
7 a 17 de maio : votação on-line dos 21 finalistas
19 de maio: divulgação dos trabalhos vencedores
Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares